quarta-feira, 8 de abril de 2015

Massinha caseira para bebês.

 Lembro-me quando eu era pequena uma das minhas brincadeiras favoritas era brincar com massinha eu passava horas brincando. Hoje eu realizei um sonho meu brincando com a Mika.
 Tenho receio de dar coisas para a ela brincar porque ela coloca absolutamente T U D O que pega nas mãos na boca. Confesso que estou adiando várias brincadeiras por causa disso. Porém hoje decidi que queria dar uma chance a ela e fazer algo diferente. Não foi fácil segurar o impulso dela de  colocar na boca, mas consegui; não que essa massinha seja prejudicial mas também não é para comer já que se trata de uma massa crua. 

Eu fiz como uma massa comum de pão porém sem ovos, leite, sal e fermento, eu não quis  fazer uma receita normal dessas que tem na net com sal e tintas justamente porque eu sabia que a Mika ia acabar colocando na boca e talvez engolindo.
Que tal você também fazer essa massinha e se divertir com seu bebê?



Receitinha: 

1/2 xícara de farinha de trigo.
1 Colher de sopa de óleo.
Água até dar o ponte de massinha.

Preparo:
Em um bacia coloque a farinha e o óleo e mexa.
Acrescente a água aos pouquinhos sempre mexendo bastante até dar o ponto de massinha.

*Se você quiser uma massinha colorida separe a massinha em pedaços e coloque em um saquinho plástico, depois acrescente o corante em gel ou se for em pó dilua em um pingo d'água e misture bem até a cor estar ao seu gosto e ter se misturado bem a massa.

Eu utilizei corante azul e vermelho.
misturado os dois consegui esse roxo escuro.
ATENÇÃO: Nunca deixe seu bebê brincar com ela sozinho sem supervisão constante. 



Dica: Quanto mais você sovar a massa mais macia ela fica para o bebê brincar.
Ela precisa ser guardada dentro de saco plástico sem ar e na geladeira para durar mais sem ressecar.
Essa massinha pode ser guardada por no máximo 5 dias pois não tem conservantes, caso o bebê coloque na boca jogue fora pois as bactérias se proliferarão podendo estragar a massinha e fazer mal para seu filho. 

terça-feira, 7 de abril de 2015

Quem foi que disse que seu jeito é o melhor ou mais gostoso hem dona Julia?

Se tem uma coisa que aprendi como mãe é que bebês se adaptam. A gente acostuma eles a gostarem de uma certa coisa e um jeito e acha que se alguém não fizer do mesmo jeito eles vão sofrer, deixar de fazer algo vital como mamar(comer) e dormir e isso não é verdade.

Eles não sofrem quando outra pessoa cuida deles com amor, eles se adaptam a essa pessoa. Ele se adaptou a você. Sim, porque o bebê dentro da barriga não está acostuma com a mãe de fora da barriga, ele aprendeu, se adaptou e nós todas sabemos que os primeiros dias e semanas são complicados para qualquer mãe. Nós estamos nos adaptando um ao outro as vezes esse processo leva até um mês e nós não vemos como sofrimento não é mesmo? 

O bebê precisa continuar sua adaptação no mundo e nosso jeito de fazer as coisas com ele só é gostoso de verdade quando nós mesmas é quem fazemos.
Não adianta outra pessoa tentar, talvez seja pior porque vai fazer o bebê lembrar de você e te querer em um momento que ele não pode ter sua presença. 

Aprendi que tenho que deixar a Mika se adaptar as circunstâncias, lugares,  pessoas e que por mais que eu queira coloca-la em uma redoma de vidro e protege-la de tudo eu não sou capaz de fazer isso 100% das vezes, ninguém é infelizmente. Me dói como doeria em qualquer mãe que ama não poder protege-la de tudo e todos.  

Estou preferindo sair de cena e respirar ar puro, acreditar que ela é capaz e pode.
É muito difícil, mas eu preciso deixar ela viver do jeito dela e se adaptar ao mundo da maneira dela.
Eu sempre vou estar aqui pra ela quando ela precisar, mas eu não posso ser a única e as vezes eu não posso estar presente fisicamente.
Ela precisa explorar, se aventurar, tentar, descobrir para criar gosto pelas coisas.

As vezes me seguro para não dizer para quem vai cuidar dela:
 Ela prefere que faz assim... ou faz isso e isso que da certo ela gosta. 
Eu estou aprendendo dizer: faça com amor. Por mais que demore (porque comigo a adaptação dela também demorou) ela vai aprender a se adaptar.

Para me ajudar eu falo brava para mim mesma assim: Quem foi que disse que realmente seu jeito é o melhor jeito hem dona Julia? 
Deixa ela experimentar e ela dizer o que deve ou não ser bom pra ela e não você. Ela é ainda é um bebê mas precisa ser respeitada principalmente no seu direito de escolher o que é melhor ou mais gostoso pra ela. rsrsrs...  

Claro que temos que respeitar o direito do bebê escolher o que é melhor e mais gostoso pra ele e ele só vai saber disso se tentar coisas diferentes o complicadinho é aceitar com facilidade que esse processo precisa acontecer para que se forma a individualidade deles tão cedo.

(Observação: tudo que me refiro é ao normal, não se impõe a situações extremas, muito menos a experimentar coisas absurdas que não são para a idade deles ou ilícitas.)